Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade?
A energia solar fotovoltaica é uma forma de gerar energia elétrica através da captação da luz do sol, um recurso renovável, que não se esgota, ao contrário de outras fontes de energia
como a proveniente do petróleo ou do carvão mineral. Esse é um dos principais fatores que torna a energia solar sustentável, afinal, causa efeitos mínimos no meio ambiente.
Por meio do fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico, o sistema de energia solar consegue captar a luz e transformá-la em energia própria para uso. Para tanto, é necessário a instalação de painéis solares, normalmente fixados nos telhados das residências ou no solo, além de outros equipamentos como o inversor e cabeamentos.
Como não poderia deixar de ser, outro aspecto que une energia solar e sustentabilidade está relacionado ao âmbito social e econômico, visto que, desde 2012 até setembro de 2021, a energia solar gerou cerca de 347 mil empregos, segundo levantamento da Absolar. Do ponto de vista ambiental, mais de 13,6 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas, ou seja, deixaram de ser jogadas na atmosfera.
Apesar disso, na matriz energética brasileira, as hidrelétricas são maioria. Embora seja considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a construção desse tipo de usina causa impactos socioambientais, afetando a vida nos rios e as comunidades ribeirinhas. Além disso, os períodos de escassez hídrica prejudicam e sobrecarregam o fornecimento de energia.
Por isso, torna-se cada vez mais necessária a expansão da matriz energética com formatos mais sustentáveis e a energia solar é uma das opções mais acessíveis. Com instalação fácil e rápida, o sistema de energia solar pode ser aplicado em qualquer região do Brasil, país favorecido pelo clima tropical.
Fonte: texto extraído da Intelbras dia 22 de março de 2022