Nem todo mundo sabe disso, mas a conexão entre energia solar e sustentabilidade vai além da questão ambiental. Assim, falar dessa relação também é olhar para aspectos sociais e econômicos.
Mais do que nunca, nossa sociedade busca formas de ser mais sustentável, e o processo de geração de energia faz parte disso.
Neste post vamos explicar como a energia solar e sustentabilidade se relacionam e o que exatamente significa dizer que uma energia é sustentável. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!
O que se entende por sustentabilidade?
A todo instante vemos novas notícias sobre a situação improcedente de nosso planeta, com consequências e previsões graves para florestas, oceanos, animais e a vida humana. Cientistas alertam que se nada for feito para frear os níveis preocupantes de desmatamento, derretimento das geleiras e emissão de gases do efeito estufa, o planeta pode atingir um ponto sem volta.
Isso mostra a urgência em realizar ações voltadas para a sustentabilidade do nosso planeta. De acordo com a definição da ONU, o desenvolvimento sustentável consiste no “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Em outras palavras, ser sustentável está relacionado a uma série de atitudes que devem ser praticadas em âmbitos governamentais, empresariais e individuais, ou seja, está na mão de todos fazer a sua parte e contribuir para que as futuras gerações tenham um ambiente saudável para viver
Fonte: texto extraído da intelbras (22 de março de 2022)